quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A Nossa História

Oriundos da cidade de Nova Iguaçu, a Fios Cia. de Teatro começou em 1998 na segunda turma do Curso Livre de Teatro, no SESC N. Iguaçu, que em três meses de exercícios já participavam de eventos culturais com performances líricas, denominadas "Poetradas"; recheadas de poemas de grandes autores da Literatura Brasileira. Em seguida, realizaram a montagem da leitura dramatizada "Exceção à Regra", de Bertold Brecht, com apresentações na rede SESC Rio de Janeiro. Ainda como alunos no SESC/RJ, fizeram a adaptação de "Noite de Reis", de Willian Shakespeare, que resultou no espetáculo "Sinfonia dos Amantes" ficando em cartaz durante dois anos na cidade de Nova Iguaçu, com direção de Lino Roca.

Em 2002, juntamente com a dramaturga Cristina Paraizo conceberam "A Janela da Bela Arabela", uma seleção de vinte deliciosos poemas do livro "Ou Isto Ou Aquilo, de Cecília Meireles", com aproximadamente trezentas apresentações na Baixada Fluminense e em outras partes do Estado do Rio de Janeiro (região serrana; zona norte e sul carioca) e, no X Festival Infantil de Teatro, da Fundação Trianon em Campos dos Goitacazes, onde recebeu indicações para Melhor atriz, Iluminação, Sonoplastia e Cenário, e os prêmios de Sonoplastia e Cenografia.

Em 2003 idealizaram o espetáculo "Contando Ninguém Acredita", uma coletânea de parlendas e contos populares, fazendo uma curta temporada para alunos da rede pública de ensino, na cidade natal.

Participaram de vários recitais de poesias, esquetes temáticas, com destaque para o espetáculo "Na Onda da Preservação", um texto adaptado de cartilhas de noções de higiene e saneamento básico do projeto "Morar Bem" da Caixa Econômica Federal; e também "Railander", de Domingos de Oliveira na II Mostra Cena Curta – FETAERJ – Teatro Miguel Falabela/RJ.

Engajados com as questões da identidade da região da Baixada Fluminense o grupo apresenta performances que contam a história do surgimento e construção desse conglomerado de 13 municípios, e ainda no ano 2000 estrearam a performance "Iguassú, Maxambomba e Nova Iguaçu", um primoroso cordel de Mestre Azulão que teve outra montagem em 2007, com o espetáculo "De Iguassú Velha à Nova Iguaçu", de Ney Alberto de Barros, sob a direção de Ribamar Ribeiro, sendo apresentado desde então em escolas, igrejas e Sesc's da região, nas comemorações do "30 de Abril, Dia da Baixada Fluminense".

Em 2002, componentes da Cia. Teatral Fios da Roca se une à outros dois grupos de teatro da região da Baixada Fluminense, e idealizam o EncontrArte: Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense, que chegou à sua 10ª edição no corrente ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário